terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Latina???

A América Latina é o único caso de continente adjetivado do planeta! É uma invenção historicamente datada, que se consagrou no pós-guerra. O historiador da UNICAMP, Héctor Bruit, no artigo "A invenção da América Latina" faz um interessante histórico do termo, mostrando como, embora já fosse utilizado desde meados do século XIX, num contexto bastante preciso, era polêmico e pouco difundido, e foi adotado como conhecemos hoje em 1948, com a criação da ONU e do CEPAL. 

De fato,  na época do Pensamento da América, o jornal que deu origem ao meu livro, não se falava em América Latina. Falava-se em Américas, no plural, ou diferenciava-se geograficamente em "do Norte", "Central" e "do Sul". Ou em Pan-América, termo que vinha do início do século, mas que entrou em moda com a eclosão da Guerra. Mas América Latina é uma definição  geo-política, ideológica, usada para diferenciar o mundo desenvolvido do subdesenvolvido. E essa definição deixou muitas marcas. Muitas fantasias utópicas, sonhos e revoluções, marcas de tortura e de miséria inclemente. 

Já é hora de criar uma outra cara para esse lugar. Quem sabe um outro apodo, mais próprio ao século XXI e ao mundo globalizado? Algo que nos tire do gueto ideológico em que nos metemos há 50 anos, que sem dúvida rendeu muitos frutos, mas que já passou do tempo... Hoje, as veias abertas são outras...





Nenhum comentário:

Postar um comentário